A artrose vertebral é uma doença crônica das articulações da coluna vertebral, que em um primeiro momento, acomete a cartilagem dos discos intervertebrais e das facetas articulares para, em um segundo momento chegar ao osso mais próximo. A região lombar é onde ela é mais frequente devido a sua grande absorção de impacto. Dois dos sintomas primários são a rigidez no local e a dificuldade de movimentação. Este desgaste irá gerar uma instabilidade na coluna e na tentativa de estabilizar a coluna, o próprio corpo acaba formando osteófitos (bicos de papagaio).
Esta patologia aparece como consequência, principalmente, do excesso de uso da articulação. Ela costuma ser mais frequente em idosos, mas também acomete pessoas jovens. Pessoas que realizam trabalhos onde ficam muito tempo sentados como motoristas, músicos ou profissionais de tecnologia da informação.
No início pode ser confundida com uma simples dor muscular quando, na verdade, pode ser o início de uma artrose. É fundamental então que uma avaliação correta seja feita, com médicos especialistas para que seja identificada essa degeneração o quanto antes.
Alguns dos sintomas são dores no quadril, sensação de formigamento ou dormência nas pernas, e o comprometimento da mobilidade pela dor.
Em um primeiro momento, devem ser realizados exercícios que aumentem a mobilidade articular e a soltura de cadeias musculares para diminuir a compressão no local. O próximo passo é realizar o fortalecimento do Core para estabilizar a lombar evitando maiores desgastes. Cuidados em melhorar a postura também são fundamentais para a manutenção da saúde lombar.
O Método ATP é fundamental para o tratamento da artrose da coluna. A reprogramação neuromuscular realizada aqui irá fazer com que as causas da doença sejam corrigidas, interrompendo a degeneração e devolvendo a pessoa para suas atividades normais, sem sentir as dores que impossibilitam de viver.
O Fernado Vasques chegou na ATP com esses problemas e deixou aqui seu depoimento. Confira clicando abaixo!