Como vencer a indisposição?

Já observou como estamos envelhecendo diferente das gerações de nossos pais e avós? Converso, diariamente, com pessoas acima dos 60 anos e algumas delas dizem não se sentirem com 60 anos.

Verdade que envelhecer hoje com base nos avanços da medicina, fármacos e tecnologia, tornou-se possível prolongar a vida, mas observo, na conversa com essas pessoas, que esses recursos não garantem um prolongar de vida com mais disposição.
Muitas delas se detém a cuidados mais especiais com a saúde, que vão além dos exames médicos de rotina ou medicações preventivas. Elas escolhem alimentos de maior qualidade nutricional e, todas, praticam atividade física.

Ah, Liliam, mas pra fazer exercício dá uma preguiça sem fim! E vou dizer que você está coberto (a) de razão. Em vídeos que acompanho da Casa do Saber do neurocientista Sérgio Calabrez, ele menciona o quanto nosso cérebro faz, de tudo, para economizar energia. Dessa forma, podemos concluir que o cérebro é preguiçoso! Por isso, não é válido pensar que quem gosta de fazer exercício não tenha preguiça. Tem também. Enjoa também. E as vezes cansa do exercício também. Então, como vencer a indisposição? O ideal é aceitar a preguiça, pois ela só é vencida quando colocamos o corpo para se mexer em atividades regulares.

Veja abaixo algumas dicas para lidar com este problema:00

1-Feche os olhos e se imagine fazendo uma atividade física que te dá prazer.
2-Pesquise um local na internet pra fazer uma aula experimental dessa atividade que você escolheu;
3-Permita-se viver essa experiência sem cobranças a você mesmo e vá com a preguiça mesmo, amiga e companheira;
4-Tire dúvidas e busque, junto com o profissional, descobrir motivações para praticar aquela atividade.

Se você ousar em dar esses 4 passos descritos, é garantido que irá conseguir descobrir um novo estilo de vida por meio da prática da atividade física escolhida com prazer. A preguiça tende a se acostumar a rotina e à disposição começa a concorrer com ela no dia dia.

Ter disposição é como li na citação de Sacks “[…] levantar-se sozinho, […] caminhar e caminhar pra longe […] pra longe dos médicos, caminhar pra longe de quem se dependia […] caminhar livremente, ousadamente, aventureiramente, para onde se quiser”.
Introdução ao livro Envelhecimento Saudável – Manual e exercícios com peso, Vagner Raso, 1ª edição, SP, 2007.

 

Veja também outros posts relacionados: 

O quanto você está levando sua saúde a sério?

Dicas para a terceira idade

 

Nos acompanhe em nosso Instagram e Facebook e fique por dentro das nossas dicas de saúde.