O Réveillon é a festa que mais gosto. Acho a mais democrática e alegre de todas. É um momento mágico, as pessoas estão felizes, esperançosas e amigáveis. Pessoas que você nunca viu sorriem para você, te desejam votos de um feliz ano novo. É fantástico!

Neste dia você se reúne com amigos e familiares, se veste especialmente para o momento. Eu particularmente gosto de usar uma roupa novinha, não importa a cor. Não que eu acredite que a roupa vai fazer do meu ano um ano melhor, é só um simbolismo para este rito de passagem de renovação de esperanças.

A questão é que meses, talvez dias depois, todas as promessas feitas, planos e metas parecem se perder no meio do caminho. Quantas vezes você se pegou fazendo os mesmos desejos anos após anos e parece que nada ou quase nada se concretiza. O que será que aconteceu com todas as promessas de mudanças feitas naquele momento mágico?

Normalmente esperamos que as coisas mudem e que nossos sonhos aconteçam, mas esquecemos de mudar o mais importante, o nosso Mind Set, nossa maneira de pensar e agir. Desejamos coisas novas, resultados novos, mas mantemos velhos hábitos e comportamentos. Este mecanismo me lembra de uma definição de Albert Einstein que eu gosto muito: “Fazer, todos os dias, as mesmas coisas e esperar resultados diferentes é a maior prova de insanidade”. Só que após doze meses você olha para trás e se frustra, muitas vezes arranjando um monte de desculpas e culpados (e nisso nós somos muito bons!) Isso é um tipo de Mind Set, e por causa desse modelo mental nos vemos presos em um processo repetitivo, ineficaz e frustrante.

Por isso eu desejo a você um Ano Novo de VERDADE, que você realize todas as mudanças que você quer para sua vida. Sejam: seus relacionamentos pessoais, suas metas profissionais, seu cuidado com você mesmo, iniciando e continuando de forma efetiva seus exercícios físicos, pois eu sei que você já sabe que para você ter uma vida plena e saudável você precisa do seu corpo são e cheio de disposição.

Que esta mudança comece em você, lá dentro. Se permita conectar com o seu verdadeiro eu. Livre-se do peso das máscaras que você carrega, seja você mesmo. Somente quando você se conhece é possível ser realmente feliz com as suas decisões e escolhas.

Desejo que neste novo ano você fique feliz com VOCÊ e com as suas conquistas.

 

Luciano Lunkes é diretor de “futuro feliz” na ATP.