Todos os dias me deparo com a angústia do idoso, ou seja, a culpa de envelhecer. A sociedade moderna, na velocidade da tecnologia e da informação, atropela o fato, inexorável, das limitações decorrentes do envelhecimento e o impacto que elas causam na vida de TODOS os seres humanos. E essa mesma sociedade, cobra do idoso que não esqueça, pune-o por esquecer e culpa-o por ter esquecido.

Envelhecer é um processo natural da vida e é sim uma etapa com diversas limitações que os mais jovens, por vezes, não se dão conta. Há limites na memória que falham conexões cerebrais, limites nos movimentos do dia-dia que tornam a caminhada mais lenta e limites nas funções vitais deixando a rotina das atividades diárias incômodas e constrangedoras. Tudo isso sem estar sob nosso controle.

Por mais prevenção que se pratique, o envelhecer é um fato e, envelhecer com saúde, requer de nós aceitarmos o fato. Construir a aceitação desse processo não é fácil, mas se levamos em conta a perspectiva do óbvio não ficamos presos às ilusões de juventude eterna que torturam e nos fazem ir na contramão da prevenção, da saúde e da real qualidade de vida.

Infelizmente a nossa sociedade insiste no discurso de negar o envelhecimento e vejo as pessoas ficarem malucas e, por vezes, doentes, evitando o inevitável. Entenda. Não falo de entregar os pontos. Falo de aceitar os pontos. Não falo de não cuidar disso. Falo de não pirar com isso.

Ao envelhecermos, limitações do sistema orgânico, tanto mental como corporal, deprimem a vida. E não é pra menos. Muito triste não lembrar de coisas que lembrávamos antes. Triste também não fazer as coisas como um dia fizemos antes.

Por isso, para quem envelhece, não nos enganemos. Estamos envelhecendo desde o início da nossa gestação. Se estamos envelhecendo é porque estamos vivos. E vivos gozamos de vida. Envelhecer requer nossa permissão. Permissão para a vida continuar.

Permita-se viver. Permita-se continuar.

A vida acontece e vale cada segundo.

 

(Artigo dedicado aos nossos membros idosos em respeito à sua história, para que acreditem que TODOS os dias valer ser vividos. Admiramos cada um de vocês).