Uma pergunta simples, mas importante de fazê-la todos os dias. Há 18 anos trabalhando com foco em saúde, tenho observado como nós a almejamos como o bem de vida de maior valor. Mas o que estamos fazendo por nós mesmos para ter saúde? Um pouco além, pergunto: o que é saúde? Saúde é fazer o que o médico, o nutricionista, o educador físico ou terapeuta mandou?

Estes profissionais não estão pra mandar em nada e em ninguém. Assim como qualquer outro eles estão para servir as pessoas com orientações a partir do conhecimento que adquirem durante anos de estudos e experiência profissional. Discernir bem essas questões nos tira do lugar de colocar nossa saúde na total responsabilidade dos profissionais que mencionei. Temos parte nisso.

Nosso corpo traz inteligência própria e nos comunica, continuamente, sobre o que está nos fazendo bem ou não. Como comemos, dormimos, nos relacionamentos e escolhemos viver são situações captadas pelas nossas sensações corporais que se, prestarmos atenção, vai dizer se estamos fazendo escolhas boas pra nossa vida. Agora, difícil escutar o corpo se mal paramos para nos observar, não é? Por isso, momentos de silêncio e consigo mesmo, pouco por dia, trazem nossa atenção ao corpo e o corpo tem espaço pra expressar os sintomas que o afetam. Uma dor de cabeça, uma torcida no pé ou até mesmo um espirro são capazes de comunicar situações que o corpo não se sente confortável e, até que ponto, estamos capazes de lidar com situações mais desafiadores pra ele. Não pra chegar no médico e dizer que está com um sintoma e deixar o profissional tomar uma decisão por você. Não dá pra torcer o pé sem perceber o que levou você pra essa situação? E também não dá pra passar um ano com crises alérgicas de não te deixar dormir por meses? Ou ainda deprimido, passar anos tomando remédios pra lidar com os sintomas sem olhar as causas com mais carinho.

Em qualquer caso, dos mencionados acima ou milhares de outros, é importante se atentar que p corpo está comunicando com a gente o tempo todo. Paremos para escutar e atender suas necessidades. Só neste movimento, iniciamos uma relação de maior cuidado com a saúde da gente. Dessa forma, podemos procurar, tranquilamente, os médicos, nutricionistas, educadores e terapeutas  para auxiliar nossa jornada em busca de estarmos cuidando bem da nossa saúde. Cuidar da saúde começa por nós mesmos. Sejamos gentis com a gente mesmo. Cuidemos bem da nossa saúde. Excelente 2018 a todos nós, com um estilo de vida saudável e mais feliz.