Grávida pode pegar peso? – Veja dicas para o período da gravidez

Em outubro de 2013, uma reportagem no programa Fantástico da Rede Globo me chamou a atenção e, imediatamente, fui escrever sobre o tema do treinamento para grávidas. A matéria era referente a Lea-Ann Ellison, 35 anos, 8 meses de gravidez à espera do 3° filho que efetuava sua rotina de exercícios pesados e, segundo a mídia, sem se preocupar com consequências que podia gerar para ela e até mesmo ao bebê.

A reportagem trouxe polêmica na internet e reuniu opiniões diversas de médicos e especialista. Numa imagem de Ellison fazendo exercício com uma Barra nas costas, uma médica ginecologista da reportagem falou de como é prejudicial a descarga de peso nos ombros, nas costas, no quadril e nos joelhos. Não tive como não indagar qual o conhecimento que um médico tem sobre biomecânica. Pode até ter numa breve teoria, mas e na prática? Num ato de rebeldia ao que assistia n a ocasião, respondi e coloquei no texto que a descarga de peso era muito bem distribuída e que, inclusive, não havia nada de prejudicial ao que ela se referia. Vide imagem.

Uma pergunta: quando as pessoas vão parar de emitir opinião sobre o que desconhecem?

A descarga de peso nas articulações ocorre o tempo todo em nossas vidas toda vez que nos locomovemos e é prejudicial quando o sistema osteomioarticular (ossos-músculos-articulações) não é preparado para lidar e sustentar a massa corporal. E ainda vale lembrar que a cartilagem articular se adapta ao exercício e, do ponto de vista biológico e biomecânico, foi feita para tolerar cargas. E a natureza dela! Por isso a importância de praticar exercícios e exercícios com
peso.

Lea-Ann Ellison, praticante com experiência, não começou a fazer exercícios depois que engravidou. Além de estar com o peso ideal, era capaz de carregar bem o peso dela, do bebê e o da barra com cargas. Ela apresentava-se muito bem fisicamente. Suas articulações mostram-se preparadas para a situação. A sobrecarga está muito bem sustentada pelos ombros, costas, lombar, quadris e joelhos. O corpo fala. E nesse caso, fala de alguém que sabe cuidar bem dele.

A prática de exercícios e treinamento para grávidas com carga prepara o corpo da mulher a lidar com a carga que está chegando, ou seja, o bebê. Há aumento de carga no corpo a cada mês alterando o centro de massa corporal, logo, o centro de massa gravitacional. Após 9 meses, a carga aumenta de tamanho na região central do corpo (cintura pélvica) e, com o nascimento, ela muda para a região superior do corpo (cintura escapular) para dar início a fase de amamentação. Portanto, para o corpo da mulher os exercícios com carga auxiliam na disposição física da mãe e na saúde do bebê sempre que bem orientada.

Antes de nos restringir a uma opinião isolada, seja de um médico ou qualquer outro profissional, é importante buscar entender o assunto com fontes e profissionais diversos para que se tome a melhor decisão em prol dos cuidados com seu corpo e sua saúde nesse momento tão especial para o corpo da mulher.


Leave A Comment

× Whatsapp