A hérnia de disco é uma lesão na estrutura que fica entre as vértebras da coluna vertebral. Essa estrutura é chamada de disco, possui dentro dele um líquido gelatinoso chamado de núcleo pulposo e tem como principal função o amortecimento do impacto na coluna. A hérnia de disco é uma fissura que ocorre nas paredes do disco. Ela possui alguns estágios e, em cada estágio, ela aumenta o quadro de dor. Algumas das consequências da hérnia de disco são dores constantes nas costas, dificuldade em ficar parado na posição sentada ou em pé por mais de alguns minutos, dor nas costas que alivia dependendo da posição, fraqueza ou formigamento nas pernas, dor noturna que permanece ao acordar.
Tipos de Hérnia de Disco
- A Protusão Discal ocorre quando as fissuras são internas. Nestes casos, a base do disco se alarga, mas o líquido gelatinoso ainda fica dentro dele. As paredes do disco poderão tocar em terminações nervosas sensíveis, causando dor.
- A Extrusão Discal ocorre quando há o rompimento das paredes do disco e o núcleo pulposo sai por meio de uma fissura na membrana. Da mesma maneira, o núcleo poderá encostar em terminações nervosas sensíveis, causando dor.
- A Hérnia de Disco Sequestrada é aquela que ocorre o rompimento das paredes do disco e o líquido gelatinoso migra para dentro do canal vertebral. Além da pressão na raiz nervosa, ele ainda possui um caráter ácido que aumenta a sensibilidade e a dor na região.
Fatores de risco
A má postura está entre os maiores fatores de risco da hérnia de disco. Ficar sentado trabalhando em posição inadequada durante longos períodos, dormir em ambientes inapropriados como sofás e poltronas, pegar peso com a coluna arredondada, realizar atividades domésticas com a coluna inclinada para a frente são algumas das situações que é preciso ficar atento diariamente. Outros fatores que também estão associados com a hérnia de disco são: idade avançada (degeneração do tecido); sedentarismo; traumas externos como acidentes de carro ou quedas; prática de esportes de alto impacto como corrida, futebol, vôlei; levantar, puxar ou arrastar objetos sem a devida postura; fazer musculação sem a devida orientação e acompanhamento.
Prevenção
Para se prevenir a hérnia de disco, deve-se ficar atento a sua postura no dia-a-dia, evitando posições de flexão ou extensão da coluna continuamente, procurar sentar e ficar em pé com a postura alinhada, não carregar peso caso não esteja preparado para isso, cuidar da alimentação para evitar o sobrepeso e praticar atividades físicas regulares. Na ATP, dentro do nosso método, existem profissionais altamente capacitados para fazer você realizar os movimentos do treinamento sem riscos para sua coluna. A orientação e o acompanhamento profissional são fundamentais na manutenção de uma coluna saudável. Além disso nossas técnicas de alongamento, mobilidade e estabilidade articular e fortalecimento das musculaturas profundas que mantem a postura correta, são fatores fundamentais para fazer com que você tenha uma vida completamente normal no caso de já possuir uma hérnia de disco ou para evitar que você venha a desenvolver esta patologia.