Quando você se coloca na rotina de praticar exercícios, dor nas costas não vai te incomodar mais. E não precisa de exercícios de última geração nos aparelhos mais modernos e sofisticados. Precisa sim é de coragem para iniciar a rotina de exercícios e de vontade para cuidar de você.

 

Seja pelo dia a dia no trabalho ou mesmo em casa relaxado no sofá, dores nas costas incomoda mais de 90% das pessoas que me procura para fazer exercícios. E nesse número, não estão as pessoas com sobrepeso ou acima de 60 anos, apenas. Estão, principalmente, pessoas abaixo do peso e jovens. Mas porquê?

 

O sedentarismo é o mal do século, acompanhado por depressão e outras doenças do sistema ósseo e muscular. Ficar parado não está pra ninguém. Nascemos para o movimento. O ato de respirar é movimento. Movimentar é viver. Dores nas costas vai pegar qualquer indivíduo que acredite que ser magro e jovem está tudo ok e que exercícios são para quem come demais e está envelhecendo. Um ledo engano.

 

Atualmente, nosso corpo passa horas sentado na frente da tela de um computador ou numa postura curvada na digitação frenética dos nossos smartphones. Com isso, a coluna vai alongando pra frente quando sentados digitamos e relaxando quando deitamos no sofá. Nessas posturas, os músculos denominando eretores da coluna e seus acessórios só recebem estímulos de alongamento e relaxamento (estímulos que desligam os músculos), enfraquecendo a composição de estímulos de ativação e fortalecimento (estímulos que ligam os músculos). Por conta dessa desigualdade de estímulos, a dor nas costas aparece em qualquer corpo, pesado ou leve, velho ou jovem.

 

Nossa coluna é perfeita. Ela está preparada para todos os movimentos. Nenhum movimento é errado. A questão que merece atenção está em não submeter nosso corpo e a nossa coluna em movimentos repetitivos por longas horas. Exercícios de alinhamento postural e exercícios de estabilização conhecidos como pranchas e pontes são os mais indicados. Abaixo explico esses exercícios.

 

1-Para alinhamento postural, você pode pegar um cabo de vassoura e colocar atrás das costas com as mãos e fazê-lo tocar em 3 pontos (cabeça, região torácica e lombo sacral), deixando dois espaços sem toca-lo, ou seja, cervical e lombar. Uma vez que o cabo foi posicionado atrás das suas costas, o pode fazer de 8 a 10 movimentos de inclinação do tronco à frente, com os joelhos semi-flexionados e obedecer o alinhamento do cabo enquanto inclina.

 

 

2-Para estabilização, as pranchas são posições que o corpo, de barriga pra baixo, fica suspenso apoiado nos pés e nos antebraços. Para começar, pode apoiar os antebraços num banco de 30cm, por exemplo. As pontes são posições que o corpo, de barriga para cima, fica com a pelve suspensa tendo os pés, a parte superior das costas e a cabeça como apoio. Para esses exercícios ficar de 20 a 30 segundos, repetindo de 2 a 3 vezes por dia.

 

Comece com essa prática simples e acabe com dor nas costas. Se ela for persistente, procure médicos, fisioterapeutas e educadores físicos. Tenho certeza um destes profissionais pode auxiliar sua busca e encontrará solução para que tenha uma vida com mais disposição. Cuide-se bem. Movimente-se. Cuidamos bem do nosso corpo, ele cuida bem da gente.

CONHEÇA O PROGRAMA PAIN KILLER

Você sente dores nas costas. E nós sabemos disso. 
E é por isso que criamos o programa PAIN KILLER. Um método totalmente focado emaliviar e sanar as dores lombares, por meio do exclusivo Método ATP®, atuando nas estruturas musculares e articulares reequilibrando e resgatando a função destas estruturas.
E aí, o que acha de tratar suas dores nas costas com quem entende do assunto? A Bliss é referência no tratamento de dores e melhoria da qualidade de vida! Seja Bliss agora mesmo.