Dieta e mercado. Já teve dúvida na hora de comprar sua dieta corretamente? Hoje vamos falar sobre compras! Noto na rotina do meu consultório o quanto é importante empoderar meus pacientes a saber realizar escolhas conscientes.
Empoderamento é a chave para o sucesso!
Feliz é aquele alienado, que não sabe o que se passa em sua volta, mas eu prefiro que meus pacientes deixem de ser alienados quando o assunto é alimentação. E para se empoderar é preciso se informar e assumir que essa informação faz parte de um processo de construção do seu saber, aí sim, as escolhas se tornam conscientes e o resultado planejado se torna realidade.
Leitura de Rótulos
Um exemplo disso é a leitura dos rótulos nutricionais dos alimentos industrializados. Sempre levo meus pacientes informações básicas sobre rotulagem dos alimentos, seguindo essa linha de raciocínio:
1º A legislação de rotulagem nutricional não foi feita pra consumidor, e sim para o fabricante! Ou seja, a maioria dos rótulos trazem informações que nos geram dúvidas e grandes incertezas sobre o produto que estamos consumindo! Não acredite de imediato naquilo que você vê!
2º Melhor que ler a tabela nutricional sabendo a quantidade de carboidrato, proteínas e gorduras que existe no produto é saber de onde vem essas características nutricionais!
3º Leia sempre a lista de ingredientes! SEMPRE! SEMPRE! SEMPRE!
Vamos à prática!
Partindo da premissa que toda lista de ingredientes tem que ser apresentada em ordem decrescente, ou seja, do maior pro menor ingrediente, o que você acharia de um produto que se apresenta como INTEGRAL, mas que de integral mesmo só tem a capa? Difícil né?
Pois essa a realidade da grande maioria dos nossos pães integrais! Faça um teste! Vá na sua cozinha agora, pegue seu pão integral e veja o primeiro ingrediente da sua lista é a tal da “FARINHA DE TRIGO ENRIQUECIDA COM FERRO E ÁCIDO FÓLICO”! Esse é o apelido que a indústria alimentícia dá pra farinha de trigo branca! Agora se pergunte se você comprou um pão integral ou um pão de farinha branca??? A legislação permite que isso ocorra, a indústria não está infringindo nada, a lei é permissiva! É pros CARAS e não PRA GENTE!
Mente sã em um corpo são
Então, sempre que você for comprar um produto que faz parte do seu habito familiar, faço um estudo sobre a sua composição!
Estou dizendo que você tem que ficar lendo todos os rótulos do seu carrinho de compras: NÃO! Mas que pelo menos uma breve leitura sobre aqueles que fazem um grande parte da sua rotina, lhe confesso que SIM!
“E se eu não fizer???”
Assuma sua alienação e conviva feliz com seus poucos anos de vida! Rs
Então, nunca se esqueça que Mens sana in corpore sano (“uma mente sã num corpo são”).
Esqueça as dietas, se reeduque e procure um bom padrão alimentar pra você!
REEDUQUE SUA MENTE PARA REEDUCAR SUA ALIMENTAÇÃO! Limpe seus pensamentos, o resto vem!
Abraço Galera!
Rodrigo Amaral