Ao longo de quase duas décadas trabalhando para melhor a saúde e a vida das pessoas já me deparei com muitas situações, algumas engraçadas, outras inusitadas e outras alarmantes. Na última semana, apesar de todos estes anos de profissão consegui ser surpreendido por uma afirmação de um colega que participava de um evento comigo. Segundo ele, ele não estava fazendo atividade física porque ele dormia tarde e poucas horas por noite, sendo assim de nada adiantaria se exercitar, não teria efeito. Bem, infelizmente, ou felizmente, vocês não podem ver minha expressão quando ouvi aquele comentário. UAU! Em uma era de tanta informação uma pessoa esclarecida acreditar nesta afirmação me deixou um pouco sem chão.
Eu adoro a internet e todas as possibilidades que ela nos traz a cada dia, é realmente fantástico. Ter informação deixou de ser um diferencial, ela está acessível a todo mundo, agora o diferencial é saber filtrar no meio tanta informação o que é realmente relevante e fundamentado.
Nesse caso, como em tantos outros que já vivenciei as pessoas deixam de fazer escolhas que poderiam fazer suas vidas melhores por ideias ou conceitos equivocados. Por exemplo: já ouvi pessoas dizendo que iriam primeiro emagrecer para depois ir para academia, que não fazem exercício por que não tem tempo, que não fazem exercício porque sentem dor no corpo, nas articulações, ou porque tem artrose, ou hérnia de disco, etc…
NÃO! PARA TUDO!
Pessoal, o exercício físico bem feito, bem planejado e orientado é fonte de saúde e bem-estar. Quando falo bem planejado, significa que você não tem que passar duas horas por dia, 5 dias por semana se exercitando para ter resultados. Se você fizer exercícios de forma regular a qualidade do seu sono vai melhorar, suas dores vão diminuir ou cessar porque suas articulações irão se lubrificar e aumentar sua mobilidade, seus músculos vão ficar mais fortes e irão proteger suas articulações. Esse conjunto todo vai fazer seu organismo se equilibrar e fazer de você uma pessoa mais saudável e apta para lidar com os desafios da vida.
No mundo morrem 3.2 milhões de pessoas por ano por causa do sedentarismo. Sabia que um magrinho ou magrinha sedentários tem mais chance de morrer do que uma pessoa que está acima do peso, mas é ativa fisicamente?
Não faça atividade física para ficar “sarado”, faça por amor a você, para ser feliz e mais saudável!
(Luciano Lunkes, é diretor na ATP é ama viver)