A importância da atividade física para sua qualidade de vida e os benefícios fisiológicos psicológicos que são alcançados quando você pratica regularmente já estão amplamente retratados e é facilmente encontrado em qualquer pesquisa realizada no Google.

Estar ativo fisicamente é algo que ter dá plenas condições para fazer as outras coisas que te dão prazer, seja elas quais forem. Se você é ativo fisicamente você consegue se divertir mais, comer mais, tomar mais daquele vinho ou daquela cerveja que você gosta, praticar mais daquele esporte que você ama, dentre outras coisas.

Porém, uma das coisas que mais atrapalham o alcance da regularidade é fazer algo que, além de te proporcionar todos os benefícios, ainda te motive a realizar. E isso se torna, na verdade, o mais importante. Pra você alcançar resultados você tem que ter regularidade e pra você ter regularidade você tem que encontrar algo que te faça querer ter regularidade. Claro que os resultados, assim que alcançados, são uma forma de motivação, porém, a atividade em si não precisa ser necessariamente entediante pra que funcione. Você pode alcançar resultados de saúde em atividades que você gosta. Ser ativo fisicamente vai muito além do que ir pra uma academia “puxar ferro”. Isso é apenas uma das formas dentre infinitas outras. Atividade física é tudo aquilo que te faz sair da sua zona basal metabólica, ou seja, tudo aquilo que te faz utilizar mais energia e gastar mais caloria do que quando você está deitado na cama vendo TV ou dormindo. Simples né? Pois é. E nisso, engloba-se tudo. Sério. Tudo. Cortar grama, passear com o cachorro, limpar a casa, caminhar pro trabalho, subir escadas, brincar com seu filho/neto, praticar um esporte, dançar, fazer sexo, fazer uma trilha, andar de bicicleta, nadar. Eu poderia escrever mais “n” exemplos, mas acho que você já entendeu.

 

Após você escolher algo que você gosta pra se tornar uma pessoa fisicamente ativa, você precisa se conscientizar do que você quer alcançar com essa atividade e saber se essa atividade por si só vai te dar o que você quer. Algumas vezes será necessário acrescentar alguma coisa. Algo que te faça, além de ter a satisfação de realizar, te proporcionar o estímulo necessário pra gerar mudanças corporais significativas que te ajudem a ficar mais perto dos seus objetivos. Por exemplo, se o seu objetivo é te melhorar das suas dores nas costas, andar de bicicleta não é a melhor opção, mas você pode andar de bicicleta e fazer um programa de exercícios que impacte diretamente nas dores. Você ganha dos dois lados: tendo satisfação em realizar algo que melhore o seu nível físico e te afasta de doenças e ainda diminui as suas dores. Um outro exemplo é se você, por motivos de saúde precise aumentar o sue nível de massa muscular ou simplesmente porque quer melhorar a aparência. Cortar da grama e cuidar da casa não é necessariamente a melhor opção para isso pois, para ganhar massa muscular, você precisa fazer força. Fato. Porém você não precisa parar de cuidar da casa pra ganhar massa muscular. Você pode continuar cuidando da casa, cortando a grama e começar um programa de exercícios que vão te deixar mais forte. Pode não ser o que te dá mais prazer, mas vai te dar os resultados que você quer, vai te ajudar a cortar a grama e cuidar da casa com mais facilidade e o prazer você obtém fazendo os afazeres diários que você possa gostar. Eu, por exemplo, adoro cuidar da minha casa. Fazer faxina hoje está dentro das minhas atividades mais prazerosas, mas nem por isso eu deixo de realizar meu treinamento de força, que não é lá tão divertido, mas eu sei que é fundamental pra mim.

No final de tudo, é importante você entender que pra você melhorar da sua saúde e alcançar o que você quer, duas coisas são fundamentais:

  1. Encontrar algo que te dê satisfação em realizar
  2. Encontrar algo que te proporcione os resultados que você quer.

 

Simples né?
O que você gosta de fazer? Quais são seus objetivos? Compartilha nos comentários!

 

Texto do treinador Davi Stemler