Vida ativa após os 60

Todo indivíduo busca por uma vida plena! O que nos motiva a fazer nossas atividades diárias, nosso trabalho, estudar e tantas outras coisas? É a possibilidade de alcançarmos nossos objetivos ou uma satisfação a longo prazo ou imediata. Somos movidos pela ideia da satisfação de nossos interesses e desejos que estão muito ligado aos nossos valores, independentemente da idade.

Indubitavelmente estamos vivendo mais e isso abre novas perspectivas e desafios, afinal viver mais não é o suficiente, é preciso viver bem estes anos ganhos graças à evolução científica e tecnológica.

Segundo a ACSM (Colégio Americano de Medicina do esporte), comprovadamente por vários estudos ao longo de décadas a forma mais efetiva de se manter saudável e com energia para aproveitar a vida é a prática regular de exercícios físicos. E isso não quer dizer virar um atleta, significa fazer um programa de treinamento eficaz e seguro pelo menos 2 a 3 vezes por semana, além de manter hábitos saudáveis no dia-a-dia, como: caminhar, fazer atividades de lazer, fazer atividades domésticas. Em suma, passar mais tempo movendo o corpo do que sentado no sofá.

Maiores quantidades de atividade física resultam em benefícios adicionais para a saúde. Indivíduos que mantenham um programa regular de atividade física com duração e intensidade adequadas estão sujeitos a obter maiores benefícios do que aqueles que se movimentam pouco ou mesmo praticam exercícios em menores quantidades. O aumento gradual do tempo e da intensidade dos exercícios é a consequência natural da adaptação do organismo ao estímulo regular da prática da atividade física.
A melhor notícia dos estudos atuais é que pessoas que já chegaram ou passaram dos sessenta, mesmo estando sedentários há algumas décadas se beneficiam igualmente do exercício físico como os jovens. Importante: a recuperação do hábito de fazer exercícios físicos regulares tem o potencial de redução de dores e limitações, bem como a recuperação de capacidades físicas que permitem voltar a fazer várias atividades diárias que já haviam sido abandonadas ou feitas com restrições e certo sacrifício.

Colocar o corpo em movimento recupera a autonomia e a disposição, isso por si só traz de volta a alegria de viver, além de inúmeras evidências que sustentam a relação direta entre atividade física e a redução da mortalidade prematura, doença cardiovascular, doença arterial coronariana, hipertensão, derrame, osteoporose, diabetes melito tipo 2, síndrome metabólica, obesidade, câncer de cólon, câncer de mama, depressão, saúde funcional, quedas e função cognitiva.
Quebrar o paradigma do exercício físico e acolher a ideia de se cuidar e investir na saúde por meio do movimento é o melhor presente que você pode dar à você mesmo e a quem você ama.

 

Veja também outros posts relacionados: 

Dicas para terceira idade. 

Longevidade e plenitude 

 

Nos acompanhe em nosso Instagram e Facebook e fique por dentro das nossas dicas de saúde.