É verdade sim que muitas das vezes é preciso fazer o caminho da suas conquistas sozinho. Afinal, o desejo é seu. O sonho de construir algo que faça sentido pra você lhe pertence. Mas já pensou em compartilhar seu desejo ou sonho com as pessoas?

Muitas me procuram dizendo: “Então…eu não tenho tempo pra exercícios…”, “eu não gosto de fazer exercício físico…”, “estou aqui porque o médico mandou…”, “a dor nas costas me obriga a fazer atividade física…”. E sim, é verdade que eu as escuto como pessoas que precisam compartilhar a dificuldade com alguém que ofereça um degrau na escalada rumo a realização do seu desejo, ou seja, arranjar tempo pra fazer exercício, adquirir gosto pela prática de exercício, fazer exercício sem ninguém obrigar ou fazer exercício sem o corpo chorar de dor.

Ter o hábito de praticar exercício não é bicho de sete cabeças. Como qualquer hábito, admito, é difícil implementar. Porém, se sentimos o benefício no corpo e no bem estar diário, não tenha dúvida que vai encontrar uma forma de praticar exercícios na sua vida. Talvez não consiga de primeira. Mas se começar do simples, uma vez na semana e for progredindo para duas vezes, já eliminará o sedentarismo, hoje, o maior vilão das doenças que mais matam no mundo.

Se a dificuldade for tempo, vamos considerar o exemplo de cima. Se exercitando de uma a duas vezes por semana por 1 hora, num período de 30 dias, que equivale a 720 horas, você inseriu de 4 a 8 horas no mesmo período pra se exercitar. Há tempo? Se a dificuldade é não gostar, precisa começar por algo que lhe dê prazer. Com esse elemento, não se sente atraído por alguma atividade? Se foi porque o médico mandou, receba a orientação como um alerta pra deixar seus dias melhores de se viver. Sim, muito melhores! Exercícios realizados com orientação adequada em 1 hora do dia, lhe dão bem estar nas próximas 48 horas. Vale a pena? E se for a dor nas costas que cutucou você pra fazer exercícios, agradeça seu corpo que pede pra você cuidar dele, pois, por algum motivo, descuidou. Agora pense, é possível inserir exercícios na sua vida?

Sozinho, você pode tentar. Mas com as dificuldades, certamente pode vir a desistência e o fracasso. Educadores físicos e fisioterapeutas têm colaborado muito com as pessoas que têm buscado vencer suas dificuldades. E ficamos deveras felizes quando participamos dessa empreita, pois essa é nossa missão: fazer você vencer as dificuldades de ter um estilo de vida melhor pra você a partir do movimento.

Dê o seu primeiro passo. Conte conosco. Juntos vamos mais longe.