O estresse está tomando conta da sua vida?

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050, isso representará um quinto da população mundial.

Porém, junto com a boa notícia vem os desafios com a saúde. Você já parou para pensar como está vivendo?

Para ter uma vida plena e saudável, é necessário analisar a sua rotina diária e enxergar algumas coisas que podem estar interferindo diretamente na sua qualidade de vida. Muitas vezes, o estresse passa despercebido e você só se dá conta de que está exausto após algum tempo, o que pode ser extremamente perigoso para a sua saúde.

Por isso, saiba identificar se você está precisando relaxar! Confira a lista abaixo e veja se você se identifica:

 

Sentimento de estagnação

Você pode estar comprometido, se esforçando e realizando todas as suas atividades perfeitamente, e mesmo assim sentir que todo seu esforço foi em vão e que você não saiu do lugar. Quando estamos muito estressados, fica mais difícil definir prioridades e administrar o próprio tempo.

 

Memória fraca

Se você está com dificuldade para se lembrar onde guardou as chaves, esquece de pagar as contas, não lembra de compromissos ou coisas relativamente importantes, pode ter algum problema. O estresse pode resultar em perda de memória, pois afeta a produção dos neurotransmissores.

 

Dores físicas

Se você passa constantemente por episódios de dores de cabeça, de estômago, ou dores no corpo, isso pode ser uma resposta do seu organismo ao desgaste psicológico.

 

Conflitos interpessoais

O estresse pode tornar mais difícil os relacionamentos interpessoais. A paciência para resolver os problemas diminui, o que pode te tornar uma pessoa intolerante sem que você perceba, fazendo com que você acabe magoando até mesmo seus familiares e amigos.

 

Insônia

Quando se tem um problema, é quase impossível parar de pensar nele. Como dormir com tantos pensamentos e preocupações na cabeça? Se você passa madrugadas em claro ou acorda no meio da noite e percebe que está “ligado no 220” e não vai mais conseguir dormir, temos uma má noticia: você pode estar sofrendo de insônia!

A falta de sono pode causar problemas sérios, pois ela rouba do corpo o descanso que ele necessita para realizar as atividades do dia seguinte, fazendo com que você tenha uma constante sensação de cansaço.

 

Imunidade baixa

Altos níveis de estresse afetam a nossa imunidade, nos deixando mais vulneráveis a vírus e bactérias. Isso faz com que a pessoa fique doente constantemente, principalmente com gripes e resfriados.

Se você se identificou com os itens citados nessa lista, talvez esteja na hora de procurar uma ajuda profissional para melhorar a sua qualidade de vida!

Você pode até pensar que não tem tempo para isso ou que já está fazendo o suficiente, mas acredite: existem melhores alternativas que se encaixam com o seu perfil e sua rotina.

A vida é feita de possibilidades e é sempre bom tentar algo novo, não é mesmo? Por isso, comece a testar atividades que proporcionem uma melhoria da sua saúde física e mental. Faça exercícios físicos, meditação ou simplesmente algo que você ama. O que importa é não deixar o estresse tomar conta da sua vida!

 

 

Nos acompanhe em nosso Instagram e Facebook e fique por dentro das nossas dicas de saúde.