QUEM DEFINE SE VOCÊ É JOVEM OU VELHO?
Nós seres humanos temos duas idades: a idade cronológica e a idade biológica. Um é apenas um marcador de tempo, como um hodômetro, cada dia, semana, mês e ano que passa é contabilizado e não é possível voltar atrás, quiçá recuperá-lo. Ela está registrada nos nossos documentos e contabiliza o número de voltas que damos a borda da Terra ao redor do Sol. Vai que um dia tenhamos humanos nascendo em Marte, como seria a conta? Em Marte o ano dura 687 dias ou seja, levaríamos quase o dobro de dias para completar um ano.
Brincadeiras à parte o que quero dizer é que como um índice de medição de envelhecimento a idade cronológica é muito falha, pois ele indica o tempo cronos, o tempo criado por nós para dividir o ano em meses, o tempo diário e de vida para efeito de controle. No entanto o índice que realmente mensura a idade de cada ser humano é a idade biológica.
-
O que é idade biológica?
A idade biológica é o conjunto de fatores que explicam a eficiência sistêmica do organismo humano. Nosso organismo é um sistema complexo, formado por órgãos que funcionam de maneira integrada e por consequência influenciam todo o sistema.
Por isso a forma de se calcular a idade biológica é multifatorial, não se restringe a apenas um fator como a idade cronológica, que tem apenas o tempo com referência.
São vários os fatores que influenciam o cálculo da idade biológica:
- Histórico familiar de cardiopatías
- Aspectos médicos (níveis sanguíneos de colesterol, triglicérides, glicemia, etc…)
- Hábitos de vida (uso de bebida, cigarro, atividade física)
- Alimentação
- Aspectos psicológicos (relacionamentos, depressão, ansiedade, etc…)
- Segurança
Boa parte deles, como prática regular de atividade física, alimentação equilibrada, uso moderado de bebidas e ou cigarro e busca de um equilíbrio emocional para lidar com os desafios da vida. Não é pouco e nem é trivial, até porque não somos ensinados a viver bem, somos ensinados a decorar conteúdos, passarmos em provas e a não demonstrarmos fraquezas. Tudo isso somado acaba nos desviando da principal razão de viver, que é viver uma vida plena e feliz, mesmo com todos os desafios que ela irá nos apresenta.
-
Calculadora da idade biológica.
Independente de quantos anos a sua carteira de identidade aponte, você pode ser bem mais velho ou bem mais jovem de verdade.
Creio que está ficando claro que ser biologicamente mais jovem depende diretamente das suas escolhas. E isso implica em uma vida mais saudável e plena, pois seu corpo não será o limitante para que você possa fazer aquela viagem que você tanto gostaria de fazer, nem mesmo te impedir de poder curtir os filhos, os netos e os momentos com o seu cônjuge, praticar algum esporte com os amigos ou até mesmo desenvolver alguma atividade laboral com energia e disposição.
Quer saber a sua idade biológica? Acesse o link abaixo e descubra. Depois volte que tenho umas dicas especiais para você.
-
Como ser mais jovem?
Então? Como foi?
Se você está mais jovem que a sua carteira de identidade Parabéns! Aproveite para ver o que você pode melhorar para continuar investindo na sua “juventude”.
Se você está mais velho, não se desespere, pois o mais legal de tudo isso é que você pode começar a reverter este quadro Agora!
Existem dois fatores chave para você ficar mais jovem:
-
Alimentação:
Você com certeza já ouviu aquela frase “você é o que você come”. Apesar de ser meio clichê ela é verdadeira, pois uma alimentação inadequada intoxica e tira energia do organismo, logo tira vitalidade e vida, pois o aumento do ph do organismo causado por estes alimentos aumenta o risco de doenças cardíacas e de diversos tipos de câncer.
Se alimentar bem não é tão complexo, a implantação de alguns hábitos podem fazer muita diferença. Não estou pregando que você deixe de ter prazer com a comida, que deixe de comer uma pizza uma picanha com aquela gordurinha tostada, estou falando de ter uma regularidade de ingestão de alimentos saudáveis e evitar alimentos tóxicos e deletérios.
Seguem abaixo alguma dicas bem práticas:
- Reduza a ingestão de açúcares, evite adicionar açúcar aos alimentos;
- Diminua o consumo de produtos industrializados;
- Evite pular refeições;
- Faça ingestão de bebidas alcoólicas de forma moderada;
- Evite alimentos refinados, dê preferência aos integrais;
- Consuma de 4 a 5 porções de frutas por dia;
- Procure ingerir gorduras de fontes saudáveis (castanhas, nozes, azeites, ômega-3)
- Beber 35 ml de água por quilo de peso (Ex: uma pessoa com 70 quilos deve beber 2450 ml de água por dia)
-
Atividade física:
Nosso corpo evoluiu pelo e para o movimento, logo o sedentarismo é um mal para o bom funcionamento do mesmo, isso não quer dizer que você tem que virar um atleta, pois o excesso de atividade física exigida pelo esporte acelera o processo de degeneração do organismo também.
Um dos motivos para se exercitar é manter o metabolismo acelerado, principalmente depois dos 30 anos de idade nosso organismos começa a ter um declínio no metabolismo aumentando com isso a eficiência não apenas de manter o peso, bem como uma série de outras funções importantíssimas para a manutenção da saúde do organismo como um todo.
Segundo Ulrik Wisloff, pesquisador da Universidade da Noruega, a maneira mais eficaz e adequada de mudar a idade biológica é se exercitar. A atividade física bem feita e orientada por um profissional capacitado irá poupar tempo e tornar o processo muito mais efetivo, melhorando:
- A produção hormonal, que melhora a qualidade de sono, a disposição e o humor;
- A disposição para realizar as atividades diárias de trabalho e lazer;
- Protege e fortalece as articulações, evitando ou melhorando o quadro de artroses, protusões discais, hérnias e etc;
- Acelera o metabolismo permitindo umas escapadinhas alimentares;
- Previne e ajuda no tratamento da depressão;
- Reduz o risco de várias doenças, inclusive cardiopatias, cânceres, dentre tantas outras.
Ou seja, ser jovem é uma questão de como você se vê e de como você se cuida. Cuide-se, pois o quanto você vai poder aproveitar a vida depende do quanto você investe em você.