Talvez parte das pessoas que estejam lendo este texto discordem do título. Provavelmente aqueles que já passaram dos sessenta anos tenham suas ressalvas. Principalmente quando alguém se refere à esta faixa de idade como a “melhor idade”. 

Ao longo de mais de duas décadas de atividade profissional tive o privilégio de conhecer pessoas fantásticas, as quais tenho podido cuidar da saúde e melhorar sua qualidade de vida. Porém, quando essas pessoas chegaram até nós, a maioria acreditava que envelhecer era uma “maldição”, um processo de perda irremediável. Na verdade, ainda faz parte do senso comum a ideia de que envelhecer seja um processo de piora progressiva. Porém isso NÃO É VERDADE! 

É fato que envelhecer leva sim a algumas perdas. Com o passar dos anos não ficamos mais rápidos ou mais resistentes ou mesmo mais fortes. No entanto, isso está muito mais relacionado não às “perdas” fisiológicas naturais, mas principalmente ao tempo de sedentarismo acumulado. Por exemplo: se você tem sessenta anos e desde os vinte anos, quando começou a trabalhar, você parou de fazer atividades físicas com regularidade, você já acumulou quarenta anos de sedentarismo. Então, o problema não está em ter sessenta anos e sim, em ter quarenta anos de sedentarismo. O sedentarismo é responsável pelo surgimento da maioria das doenças não infecto-contagiosas, pela perda da disposição para as atividades diárias, além de aumentar de forma significativa o risco de morbidade e mortalidade.  

Nesse momento, talvez você esteja pensando: “Xi, já era! Tanto tempo parado, agora não tem mais volta.” Muita calma nessa hora! Inúmeros estudos têm comprovado que os benefícios da atividade física não tem idade. Ou seja, mesmo que você tenha sido um sedentário de carteirinha ao longo de toda a sua vida, se você começar a se exercitar AGORA, você terá todos os benefícios da atividade física e mais, por experiência própria posso te assegurar que muitas restrições que hoje te limitam o dia-a-dia serão revertidas e você irá melhorar de forma significativamente a sua qualidade de vida e com isso viver uma vida mais plena.

Para incentivar você segue alguns dos benefícios em praticar atividades físicas regulares – documentados pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte:

  • Redução de 65% de fraturas de quadril;
  • Redução de 50% de diabetes tipo 2;
  • Redução de 50% de câncer de cólon;
  • Redução de 35% de doenças cardiovasculares;
  • Redução de 30% de incidência de depressão;
  • Redução de 30% de incidência de demência;
  • Redução de dores musculares e articulares;
  • Aumento da força e potência muscular;
  • Aumento da resistência;
  • Aumento da disposição e da vitalidade.

Então, ficou animado ou animada para começar a cuidar da sua saúde agora, sem mais procrastinação? Afinal os nossos maiores bens são a saúde e o tempo. Não há mais tempo a perder quando se trata da nossa saúde e felicidade, concorda? Bem vindo ao mundo da longevidade, com saúde!

Instagram

Facebook